Especialistas de seis áreas do conhecimento mobilizaram cerca de 320 participantes em
formação que visou fortalecer a participação popular na gestão pública
municipal
As oficinas ampliadas do Projeto de Educação Ambiental (PEA) Rendas do Petróleo tiveram como objetivo debater o funcionamento da administração pública e a participação popular, a partir da troca de conhecimentos entre especialistas, educadores do PEA e participantes dos nove municípios de atuação do Projeto. Nesta formação, os participantes foram convidados a realizar reflexões e atividades práticas, relacionando o conteúdo abordado com sua realidade.
Os temas apresentados foram: 1. administração pública, 2. políticas públicas, 3. participação e controle social, 4. orçamento público, 5. transparência na administração pública e 6. incidência política.
Os especialistas atuam na gestão pública, em pesquisa acadêmica e na sociedade civil e possuem experiências na gestão pública e na pesquisa com conhecimentos de ciência política, gestão e administração pública, gestão ambiental e assistência social. A formação contou com a organização dos educadores do Projeto, que mediaram a relação entre os especialistas e os participantes.
Ao todo mais de 320 pessoas participaram das oficinas. A grande maioria delas avaliou positivamente as atividades. Após essa experiência, elas já indicaram pequenas transformações pessoais e coletivas.
Os participantes saíram mais bem instrumentalizados para a participação na vida cidadã. Eles indicaram, por exemplo, perceber melhor a relação dos três poderes do Estado com as suas vidas; compreender melhor o que são políticas públicas e enxergá-las em suas vidas cotidianas; e entender que transparência não é simplesmente dar publicidade a dados e informações.
Que venham os Elos!
Nessa etapa que se encerrou, os participantes foram convidados a realizar reflexões e atividades práticas, relacionando o conteúdo abordado com sua realidade. A partir dessas atividades, as pessoas interessadas, e com perfil para compor os Elos, farão parte do Projeto, tendo a oportunidade de avançar no processo educativo, com a ideia de se tornarem multiplicadores do conhecimento em suas comunidades sobre o controle social das rendas petrolíferas.
Os Elos serão uma importante ferramenta para o exercício de controle e participação social sobre os royalties e participações especiais.